Dionaea Muscipula

Nome científico: Dionaea muscipula

Nome comum: Vênus Caça Moscas
 
Tipo
de armadilha: Estas plantas possuem uma das poucas armadilhas de mandíbulas existentes, formada por folhas que se dividem em duas partes e se “engancham na extremidade” O interior, normalmente de cor vermelha, atrai visualmente os insetos, enquanto que a parte exterior está repleta de glândulas nectaríferas que se aproveitam da predileção dos insetos pelas secessões doces. As armadilhas são rodeadas por “espinhas” compridas e delgadas: são estas que caçam a presa, enquanto que os lóbulos laterais se unem lentamente. O fecho das mandíbulas é provocado pelo próprio inseto, que ao tentar escapar, basta encostar em um dos seis pelos sensíveis situados em ambos os lados das folhas-armadilha. O tempo que demora a fechar as mandíbulas é aproximadamente a trigésima parte de um segundo, é tão rápido que quase não conseguimos acompanhar a olho nu. A cor da planta pode variar entre verde e vermelho, se estiver verde é só deixa-la tomar sol o dia todo, assim ela ficará vermelha e forte.
 A planta demora até 10 dias para digerir sua presa, depois ela se abre  mostrando os restos mortais da presa. Cada armadilha pode digerir por volta de 3 insetos, depois a armadilha escurece e morre dando lugar a uma nova armadilha.

 

Dionaea Muscipula
 
Descrição: A Dionaea, ou caça moscas, é uma das plantas carnívoras mais conhecidas. Em estado natural vive quase 20 anos. As suas folhas estão dispostas em forma circular, em torno de um núcleo central que produz continuamente folhas novas. A planta adulta mede entre 10 a 14 cm. Durante o mês de Junho, surge no centro da planta uma saliência com cerca de 20-30 cm de altura e coberta de flores brancas no cimo.

Distribuição geográfica: Cresce na América, Carolina do Norte e Carolina do Sul.

Luz e temperatura: No verão, tolera a temperatura ambiente. No Inverno, por outro para evitar as geadas, lado é preferível colocar a planta dentro de casa, com uma temperatura que oscile entre os 4 e os 10ºc.

Rega: Convém manter sempre a terra bastante úmida. A água deverá ser sem cloro (para tirar o cloro da água basta deixar a água em descanso por 48 horas), poderá ser usada água mineral ou da chuva. Cuidado ao regar, a água pode fazer uma armadilha se fechar!

Veja um video da Dionaea

 

 
Dionaea no vaso Pelos Sensitivos  Armadilha conta a luz mostrando a presa
Dionaea no vaso Pelos Sensitivos da Dionaea

 

 

Armadilha da Dionaea contra a luz